Governo de SP irá promover concessão de linhas do Metrô e monotrilho na Bélgica
Representantes do governo de São Paulo irão para Bruxelas, na próxima terça-feira (18) para promover a concessão da Linha 5-Lilás do Metrô e Linha 17-Ouro do Monotrilho. A intenção da gestão Alckmin é que empresas de transportes e infraestrutura, bancos e fundos de investimentos europeus participem do edital de licitação para administrar e realizar a manutenção das duas linhas.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, reiterou que não será uma concessão à iniciativa privada, mas sim a operação e manutenção.
“A proposta é mostrarmos o edital para empresas estrangeiras para atrair mais interessados”, disse.
Divulgado há dez dias, o edital prevê que o governo do Estado entregue as duas linhas para um consórcio privado vencedor do certame realizar a operação. O governo espera arrecadar cerca de R$ 189 milhões com a outorga. O lance é o mínimo para o leilão agendado para o dia 04 de julho.
Sobre o cronograma para a conclusão das duas linhas, o secretário explicou que três estações da Linha 5 serão entregues em julho, seis no final deste ano e uma no ano que vem.
No Monotrilho, por conta de rescisões contratuais que retardaram as obras, a conclusão está prevista apenas para 2019.
Confira a entrevista completa:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.