Governo do RJ está fazendo um “trabalho terrível” de segurança, critica Paes
A um mês da Olimpíada, Rio de Janeiro vive tensão por medo da violência e conflito de declarações entre organizadores. Em entrevista à rede norte-americana CNN, o prefeito Eduardo Paes disse que o governo do Estado está fazendo um trabalho terrível na segurança.
No fim de semana, Paes já tinha disparado críticas após o roubo de um contêiner com equipamentos de TV de uma emissora alemã.
Policiais civis, militares e bombeiros voltaram a protestar nesta segunda-feira (04) no Rio de Janeiro contra o atraso nos salários e por melhores condições de trabalho.
Nesta segunda, com a chegada de recursos federais, foi paga uma parte dos vencimentos dos servidores referente a maio e junho.
Falando à CNN, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, declarou que felizmente a segurança nos Jogos não será feita somente pelo governo do Estado.
“Durante os Jogos Olímpicos, a Força de Segurança Nacional, o Exército, a Marinha estarão aqui. A questão da segurança não é responsabilidade da Prefeitura, mas do governo do Estado e acho que estão fazendo um trabalho terrível na segurança. Antes e depois dos Jogos, felizmente eles não serão o único responsável pela segurança durante os Jogos”, desabafou.
Em um evento, na sequência, Paes minimizou dizendo que a segurança não é problema olímpico e que vai trabalhar em parceria com o governo do Estado.
O professor da Universidade Federal Fluminense, Daniel Razman, afirmou que o aumento da violência não pode ser resolvido apenas pela Polícia Militar. “Quem tem que resolver os problemas são as secretarias e agências de Estado, a PM está no final. O que está aocntecendo é que o Estado está contraindo e o Estado está perdendo o controle em diversas regiões e a criminalidade volta a subir”, explicou.
Daniel Razman acrescentou que os problemas com a segurança não serão resolvidos somente com políticas de curto prazo.
O pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, disse ao repórter Anderson Costa que Eduardo Paes está querendo se blindar: “avalio as declarações do prefeito como blindagem política para eventuais problemas. Se as prefeituras acham que não têm essa contribuição, a gente está jogando esse dinheiro no lixo”.
Lima lembrou ainda que o projeto UPP Social, que era uma parceria do governo fluminense com a Prefeitura, pouco avançou. O especialista acredita que o Brasil pode repetir na Olimpíada o sucesso alcançado na questão da segurança durante a Copa do Mundo de 2014.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.