Governo institui nova taxa de juros para financiamento de empréstimos do BNDES

  • Por Jovem Pan
  • 01/04/2017 10h11
Brasil, Rio de Janeiro, RJ. 06/05/2010. Prédio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio de Janeiro. - Crédito:PAULO VITOR/AGÊNCIA ESTADO/AE/Codigo imagem:56876 Agência Brasil BNDES Prédio

Governo institui nova taxa de juros para financiamento de empréstimos do BNDES. Nos próximos dias, a administração federal vai editar uma medida provisória criando a Taxa de Longo Prazo, a TLP.

Ela será composta por dois fatores: um deles é a variação do IPCA, índice oficial da inflação do Brasil. O outro é a uma taxa de juros real prefixada mensalmente a partir do rendimento real das notas do tesouro NTN-B.

Essa nova taxa valerá para os contratos firmados a partir de primeiro de janeiro do ano que vem.

Para todos os contratos contraídos antes dessa data, ainda vale a Taxa de Juros de Longo Prazo, a TJLP.

Nesta semana, o Governo cortou a taxa em meio ponto porcentual, de 7,5% para 7%.

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou que a medida é importante porque eleva a eficácia da política monetária. “Essa medida permitirá também uma taxa de juros estrutural da economia menor. Também permite aumentar a potência da política monetária”, explicou.

O secretário de política econômica do Ministério da Fazenda considerou que a medida pode ser relevante no curto prazo mesmo com a implementação gradual.

Fábio Kanczuk disse que a mudança vai influenciar na taxa de juros estrutural da economia: “os verdadeiros impactos fiscais destas medidas se referem ao assunto que Ilan citou sobre a redução da taxa estrutural de juros da economia”.

Quando for instituída, a nova taxa vai ser igual a da TJLP que é vigente atualmente.

Pouco a pouco, dentro de cinco anos, a TLP vai ser elevada chegando até a remuneração total da NTN-B.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.