Governo usará sistema para reduzir acidentes e mortes no trânsito
Com o uso de um sistema de informações, o Governo do Estado de São Paulo quer reduzir pela metade as mortes por acidentes de trânsito nas cidades paulistas. O Infosiga integra dados das polícias civil, militar e federal, das Prefeituras e do Ministério da Saúde. A plataforma servirá de base para o desenvolvimento de políticas públicas e coordenação de ações, especialmente nas cidades mais perigosas.
O governador paulista, Geraldo Alckmin, promete que as informações serão públicas e detalhadas: “Perto de 70% (dos acidentes) não é nas autoestradas, mas nas cidades, principalmente atropelamentos e motocicletas. Nós celebramos hoje 15 convênios com municípios como Ribeirão Preto, Rio Preto e Sorocaba”. Em 2015, o sistema apurou que houve mais de 6 mil mortes no trânsito, 77% delas de homens.
A previsão do diretor do Detran de São Paulo, Daniel Annenberg, é que o número de óbitos não ultrapasse 4 mil em 2020: “Ações nas estradas e nas cidades de conscientização, de fiscalização. É um projeto que tem muitas ações em uma só, e é isso que estamos trabalhando para integrar dentro do governo, com o poder municipal e com a inciativa privada”. Ações pontuais nas 15 cidades mais perigosas do Estado já estão sendo articuladas com o repasse de R$ 10 milhões.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.