Greve da Receita, ainda sem data para o fim, afugenta investidores externos

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2016 07h03
  • BlueSky
Divulgação Receita Federal Prédio

O impasse sobre projeto de lei que trata do acordo entre Governo e auditores fiscais, pode afugentar investidores externos devido a desetruturação da Receita Federal.

A categoria permanece em estado de greve e operação padrão em quase todo País.

Em março, após mais de um ano de negociações, os auditores fiscais firmaram acordo com o Governo contemplando entre outros itens, reajuste salarial e plano de carreira.

No entanto, no final de julho, um substitutivo do projeto, feito pelo deputado Wellington Roberto (PR-PB) gerou insatisfação.

O diretor de defesa profissional do Sindifisco, Fochi Simão Jr. assinalou que os investimentos externos podem ser abalados. “Quando um grande contribuinte sabe que a Receita não tem capacidade de fuscalizá-lo, ele passa a fazer planejamento abusivo. Então acaba pagando imposto aquele coitadinho que tem desocntado na fonte”, disse.

A paralisação dos servidores da Receita está compromentendo diversas áreas como de importação e exportação, fiscalização de pessoas físicas e jurídicas, julgamento de processos, atendimento da malha fiscal, acompanhamento de grandes contribuintes, além de operações especiais nas áreas de pesquisa e investigação.

Ainda não há prazo para o fim do estado de greve e a conta está sendo paga pelos contribuintes.

*Informações do repórter Daniel Lian

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.