Greve dos Correios chega ao 9º dia; novas assembleias serão realizadas até dia 08
A greve dos Correios continua em grande parte dos Estados brasileiros por conta de impasses em negociações entre a empresa e os representantes dos trabalhadores, mesmo após novas propostas. Os funcionários também afirmaram que entraram em greve por ameaça de privatização da estatal.
A maioria dos 36 sindicatos dos funcionários não conseguiu avaliar as propostas negociadas entre os dirigentes da empresa e representantes dos empregados em reunião na presidência dos Correios em Brasília, nesta quinta-feira (04).
Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares, a proposta não pôde ser votada devido ao horário que terminou a reunião, pois algumas assembleias tinham sido desfeitas. Novas assembleias serão feitas entre esta sexta-feira (5) e a próxima segunda-feira (8).
Apenas no Distrito Federal e no Espírito Santo, entretanto, os funcionários dos Correios aprovaram as propostas e a categoria já voltou a trabalhar nesta sexta-feira (05), de acordo com a Federação. Em São Paulo, uma nova assembleia será realizada na segunda-feira (08) para reavaliar as propostas.
A greve já chega ao seu nono dia seguido, e os Correios estimam um potencial de perda em torno de R$ 6,5 milhões por dia aos cofres da empresa.
A proposta de negociação apresentada pela empresa no dia 1º de maio foi levada para assembleias dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, que orientou por rejeitar a proposta e continuar a greve.
Confira a reportagem completa de Tiago Muniz:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.