Haddad só cumpriu metade dos 150km prometidos para corredores de ônibus
A mobilidade é uma das áreas que mais tiveram metas cumpridas ou que ficaram muito próximo disso nesses 3 anos e oito meses de governo em SP. Mas há vários projetos relacionados ao transporte público que não saíram do papel ou deixaram a desejar. Corredor de ônibus, por exemplo: o planejado era construir 150km de vias segregadas. Segundo a Rede Nossa SP, a Prefeitura só cumpriu metade do que prometeu até agora.
O que vimos foram faixas exclusivas implantadas em toda a cidade que superaram inclusive as projeções da administração. Na Radial Leste, uma das principais ligações da capital, já deveria estar funcionando um corredor.
Dentro de um coletivo, nós ouvimos as queixas dos passageiros Jamile Silva e Carlos Magno. “O horário de pico, às vezes, a gente chega atrasado para pegar o priemiro ônibus que passa”, disse Jamile. “Tem ônibus que não dá nem para você andar direito”, criticou Carlos.
A diferença entre faixas exclusivas, e agora temos 500km delas na cidade, e corredores é bem grande. Começa pelo preço e termina na eficiência, avaliou o arquiteto urbanista Kazuo Nakano, professor de Desenvolvimento Urbano da FGV.
“É uma solução que você pode não só trabalhar a circulação dos ônibus, mas reorganizar as linhas e hierarquizar. Esses sistema só vai existir quando a gente investir pesadamente, o que não está sendo feito”, explicou.
A administração, no entanto, diz que entre corredores novos, reformados, em obras, contratados ou em vias de contratação são ao todo 170 quilômetros.
Mas há outras mudanças anunciadas que ficaram pra trás. Arco do Futuro, projeto que propõe uma reforma urbana ao longo de grandes corredores de São Paulo buscando atrair investimentos e empregos fora do centro, é uma delas.
Para especialistas, SP precisa continuar investindo em meio que reduzam a dependencia do carro, como ocorre em outras metrópoles do mundo.
Confira a reportagem de Carolina Ercolin:
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