Hillary Clinton e Bernie Sanders disputam a indicação para enfrentar Donald Trump

  • Por Jovem Pan
  • 07/06/2016 13h49
EFE Hillary Clinton

 Esta é a última superterça das eleições primárias americanas, e deve definir oficialmente o adversário de Donald Trump. Com o cenário republicano já definido, Hillary Clinton e Bernie Sanders batalham pelos delegados restantes.

A ex-primeira dama tem uma pequena vantagem de dois pontos nas pesquisas de opinião na Califórnia, que dará 475 votos na corrida. O adversário dela, o senador Bernie Sanders se recusa a desistir da candidatura. Ele tem insistido que a disputa não vai acabar nesta terça e diz: “Nenhum candidato terá delegados simples suficientes para conquistar a indicação na convenção nacional democrata”.

A conta do senador é simples. Hillary depende dos superdelegados, que são em sua maioria membros do partido democrata, para chegar ao número mágico. Os superdelegados já manifestaram os seus votos, mas podem mudar de ideia até convenção, em julho, que deverá ser disputada segundo Sanders.

A ex-secretária de estado está confiante pelos 25 delegados restantes e afirma que depois desta terça-feira, tentará unificar os democratas: “Depois de terça, vou fazer de tudo para unificar o partido e espero que o senador Sanders faça o mesmo”. Hillary diz que espera que a sigla enfrente de forma unida Donald Trump.

Antes mesmo da confirmação, a democrata já iniciou seus ataques contra Donald Trump, o único pré-candidato republicano que sobrou. Trump e Clinton farão um confronto árduo que só vai terminar em novembro. O magnata diz ser contra a política velha de Washington, na qual Hillary faz parte.

O professor de resolução de conflitos da FGV, Yann Duzert, ressalta que as eleições americanas deste ano terão perfis muito diferentes: “Tem toda a geração do milênio que apoia muito o Sanders, que está veementemente buscando um novo tipo de líder, que não seja de ordem, de força, de imposição. Do outro lado, temos pessoas mais conservadoras, mais tradicionais, que veem a autoridade, a democracia autoritária de Donald Trump, com entusiasmo. Vai ser uma disputa com dois perfis diferentes, porém contra o establishment de certa forma”.

A última superterça das primárias democratas tem 694 delegados na disputa. Califórnia, Novo México, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Montana e Nova Jersey. Com a disputa já definida, os republicanos disputarão 303 delegados nos mesmos cinco estados.

Reportagem: Victor LaRegina

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.