A Hora do Agronegócio: entrevista especial, o novo consumidor e relação entre varejo e agronegócio

  • Por Jovem Pan
  • 04/08/2015 12h54
SÃO PAULO, SP - 28.07.2015: SALÃO INTERNACIONAL DE AVICULTURA E SUINOCULTURA - Aberta nesta terça feira (28) no Parque Anhembi em São Paulo o SIAVS (SALÃO INTERNACIONAL DE AVICULTURA E SUINOCULTURA) com a presença de autoridades de vários Estados do País.Na foto Ministra da Agricultura Katia Abreu (Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress) (Foto: Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 968158Ministra da Agricultura Kátia Abreu durante Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura

Confira os detalhes do terceiro programa dominical “A Hora do Agronegócio”. Há uma entrevista especial com um agrônomo e professor da USP. Depois, duas reportagens com todas as novidades de dois eventos: um sobre avicultura e suinocultura com pesquisa sobre o novo consumidor de alimentos; outro sobre o impacto do agronegócio no varejo.

“A Hora do Agronegócio” vai ao ar todos os domingos, das 7h às 7h30, com apresentação de José Luiz Tejon, produção de Mariana Grilli e edição de Reginaldo Lopes.

O programa destacou também as expectativas para o Congresso Brasileiro do Agronegócio que acontece em São Paulo nestas segunda (03) e terça-feira (04).

O programa começa com uma entrevista com Décio Zylbersztajn. Ele é engenheiro agrônomo, Ph.D. em Economia e professor titular da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade).

“Estamos indo atrás das mudanças sociais no agronegócio”, disse. Ele diz que precisamos incentivar os jovens, por meio da educação, a ter funções não tradicionais não apenas dentro da propriedade, mas para “fazer o novo, fazer o diferente”.

Zylbersztajn lembra que, assim como Tejon, ajudou a implantar o conceito do agronegócio no Brasil, um conceito que precisa ser mais desenvolvido ainda. Ele rejeita culpar apenas o governo pelas dificuldades e desafios do setor e vê grande potencial (Ouça todos os detalhes da entrevista no áudio acima).

Em seguida, a repórter Mariana Grilli trouxe as novidades Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura, com a presença da ministra da Agricultura Kátia Abreu e outros especialistas na área. Houve projeções para os próximos 10 anos. Veja os detalhes aqui.

Se o agronegócio é a origem de grande parte da economia brasileira, o varejo é a resposta do consumidor, do cliente. Confira, então, reportagem que mostra a visão de grandes nomes do varejo sobre a importância do agronegócio. Do campo, a mesa, a roupa, a borracha dos pneus, o etanol, até a nossa mente consumidora, veja mais detalhes aqui.

Por fim, Luiz Cornacchioni, diretor-executivo da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) falou sobre evento que ocorreu no início desta semana e a importância do manejo responsável de recursos naturais e da “agricultura de baixo carbono”, com participação especial de Beatriz, também da Abag.

Ouça todos os detalhes no áudio do programa inteiro, no começo do texto.