Alta do diesel, El Niño forte no RS, Bill Gates e a pecuária e mercado de terras
Confira na íntegra o programa deste sábado
O programa Hora H do Agro deste sábado, 9, analisou a perspectiva de alta do diesel após o governo Lula retomar parte da cobrança de PIS/Cofins sobre o combustível. O governo havia decidido prorrogar o incentivo até 31 de dezembro de 2023, mas precisou antecipar a cobrança para compensar o programa de descontos para carros novos que foi lançado no meio do ano. No encontro, também foram abordadas as expectativas para o clima após a passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, que deixou um rastro de destruição no campo e em cidades. A meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, afirma que a condição climática já está vinculada à atuação do El Niño no Estado e alerta para uma primavera perigosa em algumas regiões do país. Também estiveram em destaque a fala do bilionário Bill Gates sobre as emissões de gases da pecuária e o porquê de o setor não poder ser considerado o vilão do clima, além da mais recente divulgação sobre o mercado de terras no Brasil, que revelou onde estão as áreas agrícolas e de pastagem mais caras do país. Assista abaixo ao programa na íntegra:
Combustível mais caro? Governo retoma cobrança de impostos do diesel
Um dos combustíveis mais importantes para o país e para o agronegócio deverá ficar mais caro. Isso porque nesta semana, o governo retomou parte da cobrança do PIS/Cofins sobre o diesel. O imposto estava zerado desde 2021 e o governo Lula havia decidido prorrogar o incentivo até 31 de dezembro de 2023, mas precisou antecipar a cobrança para compensar o programa de descontos para carros novos que foi lançado no meio do ano.
Ciclone no RS: El Niño forte já começou?
O Rio Grande do Sul foi castigado nesta semana pela passagem de um ciclone extratropical. Além de chuvas expressivas, o Estado registrou fortes ventos, alagamentos e queda de granizo. Segundo o governo do Estado, em 72 horas, choveu mais de 20 milímetros em cidades como Passo Fundo, Ijuí, Vacaria e Água Santa. Mais de 70 municípios foram afetados.
Lula demarca mais duas terras indígenas no Brasil
O presidente Lula anunciou nesta semana mais duas demarcações de terras indígenas no Brasil, uma em Tarauacá (AC) e a outra em Fonte Boa (AM). Com isso, já são 8 terras indígenas demarcadas em 2023 pelo presidente. Um estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) revelou que, atualmente, existem cerca 615 áreas reivindicadas ou em estudo destinadas à demarcação de áreas indígenas. Para o agro, o tema importa pois há o risco de que essas demarcações de terras indígenas se sobreponham a áreas agrícolas já consolidadas no Brasil, gerando grande insegurança jurídica.
Terras agrícolas: saiba onde estão as áreas mais caras do Brasil
Um levantamento realizado pela Scot Consultoria revelou onde estão as terras agrícolas mais caras do Brasil. O hectare mais caro para agricultura está no Paraná, com preço médio acima de R$ 56 mil. Na sequência, aparecem São Paulo, seguido por Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Bill Gates volta a citar emissões de gases da pecuária; entenda!
O bilionário americano Bill Gates, conhecido mundialmente por fundar a empresa Microsoft, afirmou recentemente, durante gravação do seu podcast, que a carne vegetal é “o futuro”. Segundo ele, de todas as causas climáticas, os fertilizantes e a pecuária são temas sobre os quais a população está menos consciente. Essa não é a primeira vez que ele cita as emissões de gases da pecuária. Em 2018, ele postou no antigo Twitter que, “se todo o gado do mundo se unisse para fundar o seu próprio país, seria o terceiro maior emissor de gases do efeito de estufa”. Confira as práticas já adotadas pelo Brasil que estão reduzindo as emissões de gases dos animais.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.