Alta do diesel, El Niño forte no RS, Bill Gates e a pecuária e mercado de terras

Confira na íntegra o programa deste sábado

  • Por Kellen Severo
  • 09/09/2023 09h00 - Atualizado em 09/09/2023 13h03
  • BlueSky
GABRIEL BASTOS/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 11/07/2022 Movimentação em posto de combustíveis na região central do Rio Diesel deve ficar mais caro após retomada de parte da cobrança do PIS/Cofins

O programa Hora H do Agro deste sábado, 9, analisou a perspectiva de alta do diesel após o governo Lula retomar parte da cobrança de PIS/Cofins sobre o combustível. O governo havia decidido prorrogar o incentivo até 31 de dezembro de 2023, mas precisou antecipar a cobrança para compensar o programa de descontos para carros novos que foi lançado no meio do ano. No encontro, também foram abordadas as expectativas para o clima após a passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, que deixou um rastro de destruição no campo e em cidades. A meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, afirma que a condição climática já está vinculada à atuação do El Niño no Estado e alerta para uma primavera perigosa em algumas regiões do país. Também estiveram em destaque a fala do bilionário Bill Gates sobre as emissões de gases da pecuária e o porquê de o setor não poder ser considerado o vilão do clima, além da mais recente divulgação sobre o mercado de terras no Brasil, que revelou onde estão as áreas agrícolas e de pastagem mais caras do país. Assista abaixo ao programa na íntegra:

Combustível mais caro? Governo retoma cobrança de impostos do diesel
Um dos combustíveis mais importantes para o país e para o agronegócio deverá ficar mais caro. Isso porque nesta semana, o governo retomou parte da cobrança do PIS/Cofins sobre o diesel. O imposto estava zerado desde 2021 e o governo Lula havia decidido prorrogar o incentivo até 31 de dezembro de 2023, mas precisou antecipar a cobrança para compensar o programa de descontos para carros novos que foi lançado no meio do ano.

Ciclone no RS: El Niño forte já começou?
O Rio Grande do Sul foi castigado nesta semana pela passagem de um ciclone extratropical. Além de chuvas expressivas, o Estado registrou fortes ventos, alagamentos e queda de granizo. Segundo o governo do Estado, em 72 horas, choveu mais de 20 milímetros em cidades como Passo Fundo, Ijuí, Vacaria e Água Santa. Mais de 70 municípios foram afetados.

Lula demarca mais duas terras indígenas no Brasil
O presidente Lula anunciou nesta semana mais duas demarcações de terras indígenas no Brasil, uma em Tarauacá (AC) e a outra em Fonte Boa (AM). Com isso, já são 8 terras indígenas demarcadas em 2023 pelo presidente. Um estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) revelou que, atualmente, existem cerca 615 áreas reivindicadas ou em estudo destinadas à demarcação de áreas indígenas. Para o agro, o tema importa pois há o risco de que essas demarcações de terras indígenas se sobreponham a áreas agrícolas já consolidadas no Brasil, gerando grande insegurança jurídica.

Terras agrícolas: saiba onde estão as áreas mais caras do Brasil
Um levantamento realizado pela Scot Consultoria revelou onde estão as terras agrícolas mais caras do Brasil. O hectare mais caro para agricultura está no Paraná, com preço médio acima de R$ 56 mil. Na sequência, aparecem São Paulo, seguido por Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Bill Gates volta a citar emissões de gases da pecuária; entenda!
O bilionário americano Bill Gates, conhecido mundialmente por fundar a empresa Microsoft, afirmou recentemente, durante gravação do seu podcast, que a carne vegetal é “o futuro”. Segundo ele, de todas as causas climáticas, os fertilizantes e a pecuária são temas sobre os quais a população está menos consciente. Essa não é a primeira vez que ele cita as emissões de gases da pecuária. Em 2018, ele postou no antigo Twitter que, “se todo o gado do mundo se unisse para fundar o seu próprio país, seria o terceiro maior emissor de gases do efeito de estufa”. Confira as práticas já adotadas pelo Brasil que estão reduzindo as emissões de gases dos animais.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.