MST rende policiais, nova era China-Rússia, eleição na Argentina e El Niño: confira destaques do Hora H do Agro
Programa deste sábado analisa impactos da eleição argentina no Brasil e possíveis consequências da ida de Vladimir Putin a Pequim
O programa Hora H do Agro deste sábado, 21, analisou a aproximação entre China e Rússia e os impactos na geopolítica e no agronegócio. Isso porque nesta semana, Vladimir Putin fez uma rara viagem ao país asiático para participar de um evento de infraestrutura que pretende conectar diversos continentes. No agro, os dois países já assinaram acordos para os russos enviarem grãos aos chineses e uma rota logística terrestre está sendo estudada. No encontro, também foi destacado a eleição presidencial na Argentina, que acontece no próximo domingo, e os efeitos no Brasil, assim como um protesto realizado pelo MST no Paraná em que os integrantes do movimento renderam policiais militares. Em nota, a PM afirmou que uma equipe foi enviada para liberar uma rodovia interditada pelos manifestantes. Porém, usando força e agressão, eles retiraram os policiais do local. Já no clima, o foco do programa esteve no aumento das chances de ocorrência de um El Niño. Segundo a agência climática dos EUA, a possibilidade subiu de 71% no mês passado para uma faixa de 75% a 85%. O Instituto Nacional de Meteorologia destaca que o pico do fenômeno deve acontecer entre novembro e dezembro e traz mapas de previsão de chuvas e temperaturas até janeiro. Confira:
Nova era China-Rússia? Como a aproximação de Putin e Xi Jinping vai afetar a geopolítica e o agro
Nesta semana, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou uma rara viagem à China. No país asiático, Putin se encontrou com Xi Jinping e participou do 10º Fórum do Cinturão e Rota, que é um grande plano de infraestrutura que pretende ligar a Ásia, África e a Europa através de rotas terrestres e marítimas para facilitar o comércio internacional. O programa Hora H do Agro deste sábado, 21, destacou que o encontro entre os países é monitorado, já que em setembro, os russos assinaram acordos para o comércio de grãos. A criação de um corredor terrestre entre China e Rússia para o escoamento desses produtos agrícolas está entre os planos.
Eleição na Argentina: o que vai mudar no país vizinho com um novo presidente?
As eleições presidenciais da Argentina acontecem neste domingo, dia 22 de outubro. Javier Milei, anarcocapitalista considerado o “Bolsonaro da Argentina”, Sergio Massa, que é atual ministro da Economia do país vizinho, e Patricia Bullrich são os principais nomes da disputa. O novo presidente irá enfrentar um grande desafio econômico e social, já que a inflação argentina ultrapassa 100% em doze meses, além do alto nível de pobreza. No agronegócio, esse tema também é acompanhado pela importância dos argentinos no mercado agrícola. Nosso vizinho é considerado concorrente do Brasil, principalmente no setor de óleo e farelo de soja e carne bovina.
MST rende policiais durante protesto no Paraná; veja imagens
Nesta semana, membros do MST renderam uma equipe da Polícia Militar no Paraná. O caso aconteceu durante um protesto na PR-170 na região de Guarapuava. Em nota a PM afirmou que após interdição da rodovia pelo movimento, uma equipe foi enviada ao local para solicitar a liberação da via. Porém, os manifestantes, usando força e agressão, retiraram os policiais do local.
El Niño pode ficar ainda mais forte; saiba quais serão os impactos no clima
A agência climática dos Estados Unidos atualizou as perspectivas para o El Niño nos próximos meses. A NOAA indica que a chance de um El Niño forte saiu de 66% em agosto, subiu para 71% na projeção de setembro e agora está entre 75% e 85%. Esse pico de intensidade deve acontecer entre novembro e janeiro e há também a possibilidade de um El Niño ‘super forte’, com 33% de chance de ocorrer. Confira os impactos deste fenômeno no clima, os mapas com a previsão de chuvas e temperaturas e a análise do meteorologista Marcelo Schneider.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.