Risco fiscal afeta o agro, dólar, soja e fertilizantes e nova guerra comercial
O programa Hora H do Agro deste sábado (22) analisou os riscos de o agronegócio brasileiro perder os benefícios fiscais que possui atualmente. Em entrevista nesta semana, o presidente Lula criticou o volume de incentivos e, inclusive, citou o agronegócio. A fala ocorre em um momento de piora das contas públicas e maior sede de arrecadação por parte do governo. Outro destaque do programa foi a disparada do dólar, que chegou a se aproximar de R$ 5,50 diante de um cenário fiscal delicado. A alta da moeda americana traz impactos para a formação dos preços da soja e também para os insumos agrícolas, como fertilizantes e defensivos.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Já no cenário internacional, a China iniciou uma nova guerra comercial, mas desta vez com a União Europeia. O país asiático abriu uma investigação antidumping sobre carne suína de bloco europeu, que ocorre quando há suspeita de comercialização de produtos a preços abaixo do custo de produção. A medida foi vista como uma retaliação por parte dos chineses já que recentemente, a União Europeia decidiu impor tarifas de quase 50% sobre os veículos elétricos do país asiático. A análise do Insper Agro Global é que o Brasil pode se beneficiar; entenda!
Quem vai pagar essa conta? Fim de benefícios fiscais no radar do governo
Os benefícios fiscais do agro brasileiro podem estar em xeque. Em uma entrevista nesta semana, Lula fez uma crítica ao alto custo desses incentivos fiscais e, inclusive, citou o agronegócio. O presidente chegou a dizer que ficou mal impressionado com o volume e lembrou que a Confederação Nacional da Agricultura possui quase R$ 60 bi em benefícios. A fala de Lula acontece em um contexto de piora das contas públicas e maior apetite do governo por arrecadação. Confira os possíveis impactos de uma perda de incentivos no agro e na economia!
[jp-related-posts ids=”1642661,1640196″]
Assuntos
continue lendo
Economia
Governo Lula manifesta ‘profunda preocupação’ com suspensão de carne para UE
Executivo afirma que cumpriu as exigências sanitárias e admite adotar medidas de reciprocidade caso não haja acordo com o bloco europeu
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 3 dias
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 3 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 4 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 5 dias