Imagens da GCM na Cracolândia mostram traficantes armados e caixas de dinheiro

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2017 07h58
  • BlueSky
Marcelo Camargo / Agência Brasil Cracolândia

Tráfico de drogas, barracas, amontoados de lixo, roubos, furtos e total ausência do poder público.

Quem convive próximo à Cracolândia infelizmente já está acostumado com esta realidade, cada vez mais grave no Centro de São Paulo.

O aumento da tensão após o confronto da semana passada expôs cenas que demonstram o total abandono da região.

Imagens da Guarda Civil Metropolitana mostram traficantes andando armados pelas ruas em plena luz do dia sem o menor constrangimento.

Em outro momento, os criminosos contabilizam os ganhos com a venda de drogas em uma caixa lotada de dinheiro.

Durante o tumulto da semana passada, as câmeras instaladas pela GCM registraram traficantes atirando contra a corporação.

Em um dos vídeos, é possível observar inclusive um frequentador da região tentando destruir o equipamento, instalado na esquina da Rua Helvécia com a Alameda Dino Bueno.

Após o confronto da semana passada, a Prefeitura e o Governo do Estado prometeram que estas cenas estão próximas do fim.

O Projeto Redenção será mais uma tentativa do poder público de tentar acabar com o problema de saúde pública e de segurança.

O Ministério Público acompanhou de perto a concepção da proposta, que pretende ter mais sucesso que o De Braços Abertos da gestão Fernando Haddad e o Centro Legal, da administração Gilberto Kassab.

O promotor de Justiça, Eduardo Valério, explicou o que deve existir de diferente no programa que será implantado pela administração João Doria.

Ele reforçou que o trabalho de convencimento dos dependentes químicos demanda tempo e por isso, não há solução mágica.

Eduardo Valério destacou ainda que a liminar obtida pelo MP em 2012 sobre a atuação da Polícia Militar na região não impede a abordagem dos criminosos.

Para o promotor, a ação adotada em 2012 foi a maior responsável pelo surgimento de outras cracolândias espalhadas pela capital.

O diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, explicou porque as propostas anteriores não deram certo.

Ele afirmou que a falta de uma ação mais eficaz do poder público ao longo dos anos fortaleceu o crime organizado que atua na região.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o programa Redenção deve ser implantado ainda no primeiro semestre deste ano.

Confira a reportagem completa de Anderson Costa:

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.