Imagens de fotógrafo sírio resgatando crianças após ataque comove internautas
Em meio ao caos da guerra na Síria, a ação de um fotógrafo repercutiu pelo mundo todo. No fim de semana passado, uma bomba atingiu um comboio de ônibus que abandonava aldeias sírias levando civis para locais seguros.
O ataque deixou 126 pessoas mortas, incluindo mais de 68 crianças.
A tragédia poderia ter vitimado mais gente, não fosse a ação de pessoas como o jornalista independente, ativista e fotógrafo Abd Alkader Habak.
Profissionais que acompanhavam a retirada dos civis registraram o momento em que o colega tentou salvar os feridos logo após o ataque.
Ele deixou a câmera de lado para resgatar um menino que parecia estar morto.
As imagens são fortes e impressionantes. Ele contou, em entrevista ao Channel 4 News, que palavras não podem descrever o que aconteceu.
Ele diz que olhou para o rosto do menino e pode ver que ele respirava. Então conta que o pegou no colo e começou a correr em direção à ambulância. Habak relata que não sabe o que aconteceu com o garoto, mas que a ambulância o levou para hospitais dentro da área controlada pelos rebeldes.
Habak não sabe se a criança sobreviveu, mas ainda voltou para a área da explosão e tentou resgatar mais pessoas.
Outra cena imortalizada foi a de Habak ajoelhado no chão, desorientado, ao lado de uma criança que não conseguiu salvar.
De acordo com o fotógrafo, o que ele e os outros profissionais fizeram é o que inspira a humanidade contra àqueles que matam crianças.
Os ônibus que transportavam moradores das cidades de Fua e Kafraya, no noroeste da Síria, ficaram completamente destruídos.
A guerra na Síria dura cerca de seis anos.
Confira a reportagem completa de Marcella Lourenzetto:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.