Impasse entre Prefeitura e empresas deixa parques de SP sem manutenção
Impasse entre Prefeitura de SP e empresas terceirizadas provoca acúmulo de lixo em parques municipais e ameaça abertura de áreas verdes por falta segurança.
As lixeiras do Parque Trianon não são esvaziadas desde o mês passado, quando funcionários da limpeza deixaram de trabalhar na área verde que serve de vitrine para a cidade, na Avenida Paulista.
Também por falta de pessoal, os banheiros estão fechados desde o começo de agosto segundo os frequentadores, que lamentam o abandono de um dos pulmões da capital.
Um mutirão chegou a ser organizado para, ao menos, varrer as folhas caídas. Quando chove, elas provocam acidentes porque deixam o chão escorregadio: “apesar de várias reclamações, a Prefeitura não se manifesta. Não é só o Trianon, todos os parques da cidade estão abandonados”.
Um impasse entre a Prefeitura e empresas terceirizadas, que envolveu até a suspensão de alguns contratos, tem prejudicado há meses a manutenção de diversos parques municipais da cidade.
O problema envolve ainda a segurança. Em julho, mais de 200 vigilantes do Ibirapuera chegaram a ser dispensados após a suspensão dos contratos.
No Trianon, os guardas dizem que o serviço de vigia está garantido apenas até a próxima quarta-feira.
Após o dia 31, todos os seguranças entram em férias compulsórias até a situação se resolver.
Procurada, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente não se pronunciou.
*Informações da repórter Carolina Ercolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.