Indústria automobilística registra queda no 1º semestre do ano
A produção de veículos no Brasil caiu 21,5% no primeiro semestre do ano, com pouco mais de 1 milhão de unidades, o pior resultado para o período desde 2004.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em junho, a queda foi de 3% na comparação com o mesmo mês de 2015, com 182,6 mil veículos produzidos.
Já as vendas registraram queda de 25,4% nos seis primeiros meses, com 1,310 milhão de automóveis emplacados. Foi o pior volume nos últimos dez anos.
Apesar disto, a comercialização no mês de junho atingiu 171,8 mil carros, alta de 2,6% em relação a maio, mas queda de 19,2% na comparação o mesmo mês do ano passado.
O presidente da Anfavea, Antônio Megale ressaltou que embora pequeno o crescimento já demonstra um quadro de recuperação.
“Nós chegamos a um patamar, o piso, esse crescimento ainda é pequeno, mas já é uma tendência positiva. Naturalmente, as questões de sazonalidade ajudam. A medida que questão política vai se estabilizando, a confiança no consumidor volta e ele toma a decisão de fazer sua compra. De qualquer forma a gente vê positivo esse crescimento, ainda que pequeno, da recuperação que a gente espera para o ano que vem”, explicou.
O financiamento de veículos registrou o pior patamar da história. De acordo com a Anfavea isto se deve à restrição de crédito pelos bancos e a falta de confiança do consumidor.
*Informações do repórter Daniel Lian
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.