Instituições pedem que MEC flexibilize regras de acesso ao Fies

  • Por Jovem Pan
  • 16/08/2016 09h41
USP Imagens Estudantes realizam Enem / Fuvest - Fotos Públicas

Instituições de ensino superior pedem que o MEC flexibilize regras para que mais estudantes tenham acesso ao Fies. As universidades entendem que a nota mínima de 450 pontos no ENEM mais o teto de renda tem afastado os alunos do programa de financiamento.

No primeiro semestre de 2016, não foram preenchidas cerca de 128 mil das 564 mil bolsas oferecidas. Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União novas regras para a ocupação das vagas remanescentes.

A partir de agora, o preenchimento poderá ocorrer em qualquer curso e turno das instituições selecionadas.

O presidente da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior, Janguiê Diniz, defendeu mudanças nas regras do Fies: “eu acho que deve se equiparar as regras do Prouni. Acho que se flexibilizar um pouco as regras a gente pode preencher”.

Janguiê Diniz entendeu que a situação é preocupante já que mesmo com a redução de vagas, a quantidade de remanescentes continua em alta.

Por outro lado, o professor da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Alavarse, disse ao repórter Anderson Costa que a flexibilização deve ser feita com cautela: “vai ter que ser pensado algum tipo de pactuação entre estudantes e universidade”.

No segundo semestre deste ano, foram disponibilizadas cerca de 75 mil vagas para o Fies. No entanto, o medo do desemprego tem impedido que muitos estudantes façam a opção pelo ensino superior em uma instituição particular.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.