Interminável Campeonato Brasileiro de 1987 pode chegar ao apito final nesta terça
Trinta anos depois, o Campeonato Brasileiro de 1987 volta a ser disputado nesta terça-feira (18).
Flamengo e Sport fazem um duelo que não aconteceu à época em um local inusitado: o Supremo Tribunal Federal.
A batalha entre rubro-negros deve ser a derradeira do interminável Brasileirão de 87, já que o STF é a última instância para a apreciação de um recurso dos cariocas.
O time jurídico do Flamengo pleiteia o título da competição, enquanto os pernambucanos torcem para que a decisão proferida pela CBF e pelo STF, de que o clube foi o campeão daquele ano, seja mantida.
Se o pedido do Flamengo for acatado, os dois clubes serão declarados campeões de 1987.
Falando ao repórter Tiago Muniz, o presidente do Sport, Arnaldo Barros, afirmou que o clube não vai deixar de ser o detentor do título. “A questão que está em julgamento é que o Flamengo pleiteou que a CBF, por iniciativa própria, também o reconhecesse como campeão de 1987. O Sport já é, de fato e de direito, o campeão brasileiro de 1987”, disse.
A equipe jurídica do Flamengo não quis dar entrevistas à reportagem da Jovem Pan. O advogado, Rodrigo Fux, é filho do ministro Luiz Fux, que se declarou impedido e não vai votar.
O recurso dos cariocas foi suspenso em agosto do ano passado para que o ministro Luís Roberto Barroso avaliasse o caso.
O presidente da Segunda Turma é o flamenguista Marco Aurélio Mello, que votou, no entanto, contra a argumentação do clube do coração.
Restam os votos de Barroso, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. Se persistir o empate, um ministro da Segunda Turma será convocado para decidir sobre o caso.
A confusão sobre o Brasileirão de 1987 começou com o Clube dos 13, que assumiu a organização do torneio e o nomeou de Copa União.
Com o campeonato em curso, a CBF determinou que os vencedores do Módulo Verde (Flamengo e Internacional) enfrentariam em um quadrangular os vencedores do Módulo Amarelo (Sport e Guarani).
Os pernambucanos foram declarados campeões porque cariocas e gaúchos se recusaram a jogar a fase final.
*Informações do repórter Victor LaRegina
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.