1 a cada 3 crianças menores de 5 anos sofre de desnutrição ou sobrepeso
Uma a cada três crianças menores de cinco anos, no mundo, sofre de desnutrição ou sobrepeso. É o que aponta um relatório do Unicef publicado nesta terça-feira (15) com base nos hábitos alimentares observados nos últimos 20 anos.
Apesar dos avanços no combate à desnutrição entre 1990 e 2015, 149 milhões de crianças têm atraso no crescimento devido à falta de nutrientes. Este número é mais expressivo na África subsaariana e no sul da Ásia.
O Fundo da ONU também alerta que cerca de 340 milhões de crianças sofrem da chamada “fome escondida”. O quadro se dá quando há o consumo de alimentos considerados “calorias baratas”, ou seja, que não dão vitaminas e minerais suficientes para o bom desenvolvimento.
O relatório apontou ainda que, nos últimos anos, a obesidade avançou entre os mais pobres no Brasil e no mundo.
A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, explica que “crianças e adolescentes estão comendo poucos alimentos saudáveis e muita comida de baixos nutrientes”. O Unicef ainda identificou o crescimento de doenças crônicas não transmissíveis associado a distúrbios alimentares e má alimentação.
Diante desta situação, o Unicef convoca os governos a agir para que uma dieta saudável seja acessível economicamente e que haja regulamentação da publicidade de produtos processados – assim como a aplicação de etiquetas com informação nutricional facilmente compreensíveis.
*Com informações da repórter Lívia Fernanda
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.