243 deputados em primeiro mandato na Câmara: um em cada cinco parlamentares tem até 35 anos

  • Por Jovem Pan
  • 15/10/2018 07h53
Acervo/Câmara dos DeputadosO índice de renovação é de 52%, o maior em 20 anos

Uma verdadeira renovação na política brasileira. A nova Câmara dos Deputados em 2019 será mais jovem, com mais representação de mulheres, negros e militares. O índice de renovação é de 52%, o maior em 20 anos.

Um em cada cinco, dos 243 eleitos que nunca ocuparam uma cadeira na Casa, tem até 35 anos.

Um deles é Vinicius Poit do partido Novo. Aos 32 anos, o empreendedor, formado em administração pela FGV-SP, ele foi o segundo deputado do novo mais votado no Brasil com mais de 200 mil votos. Vinicius falou da importância da renovação na política e da mobilização contra o aumento dos salários dos políticos.

O abaixo-assinado a que ele se refere já recolheu mais de 500 mil assinaturas e é pra impedir o reajuste de 16% no salário dos parlamentares, inclusive que o próprio Vinicius Poit receberia.

Quem quiser participar, pode acessar o canal do Vinicius Poit no YouTube e clicar no vídeo.

Para você ter uma ideia, este reajuste somado ao aumento salarial para o Judiciário e servidores vai custar mais de R$ 7 bilhões aos brasileiros.

Com esse dinheiro daria pra cuidar de todos os casos de câncer, pelo SUS, durante dois anos. Mas Poit e os outros jovens eleitos não terão vida fácil, ate porque são mais de 513 deputados.

Para o Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Humberto Dantas, além de paciência, os jovens vão ter que saber trabalhar coletivamente.

Confira a cobertura completa das Eleições 2018

*Informações do repórter Victor Moraes