40% das crianças de até seis anos vivem nos piores 26 distritos da capital paulista
Estudo da Rede Nossa São Paulo aponta que 40% das crianças de até seis anos vivem nos piores 26 distritos da capital paulista.
Em números absolutos, de acordo com o levantamento, 442.929 das 1,1 milhão de crianças de até seis anos que vivem na cidade moram nos 26 piores distritos dentre os 96 da capital paulista.
A análise, divulgada nesta terça-feira, mostra que as crianças destas localidades não estão recebendo os devidos cuidados.
Em entrevista a Carlos Aros, Jorge Abrahão, coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, disse que esta situação compromete diretamente o potencial de evolução das crianças por viverem em áreas com falhas em educação, saúde, segurança e saneamento, por exemplo.
“O mapa traz muito a visão de onde estão, com que qualidade de serviços estão e para que? Para podermos construir programas neste campo das nossas crianças”, explicou.
O Mapa da Desigualdade da Primeira Infância tem como objetivo mostrar as diferenças existentes dentro da cidade de São Paulo e que, segundo Jorge Abrahão, vêm sendo criadas há décadas pela fragilidade nos investimentos.
De acordo com o estudo, as regiões do Grajaú, extremo Sul da capital, e Cachoeirinha, na Zona Norte, encabeçam a lista dos locais mais mencionados negativamente figurando quase sempre entre os piores em indicadores como educação, renda, saneamento e saúde.
A Prefeitura de São Paulo comentou a pesquisa, mas afirmou que ainda não teve acesso ao estudo.
Ainda assim, o município diz que está trabalhando para reduzir as diferenças, criando, por exemplo, mais vagas em creches.
*Informações do repórter Fernando Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.