48% dos brasileiros inadimplentes não vão conseguir pagar dívidas nos próximos três meses
Pesquisa mostra que 48% dos brasileiros inadimplentes não vão conseguir pagar nem uma parte das dívidas, nos próximos três meses. A conclusão é de um levantamento do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
De acordo com a sondagem, apenas 26% dos entrevistados acreditam que vão começar a abater as pendências, em um prazo de 90 dias.
O valor médio das dívidas do brasileiro é de R$ 2.980, mas 43% deles nem sabem ao certo quanto devem.
Para 26% dos inadimplentes, a perda do emprego é o principal fator responsável pela má situação financeira.
O superintendente de finanças do SPC Brasil, Flávio Borges, explicou quais estratégias serão usadas para reduzir as dívidas: “das pessoas que disseram que vão conseguir pagar essa conta nos próximos três meses, os principais mecanismos são o acordo e a renda extra e o corte de custos”.
Flávio Borges acrescentou que os cortes no orçamento devem atingir, principalmente, os setores de vestuário, lazer e alimentação.
O economista José Luis Pagnussat, do Conselho Federal de Economia, ressaltou que os credores estão mais propensos à renegociação: “o comércio quer receber o que tem em a ver. Claro que o comercio quer receber dentro dos prazos, mas a segunda melhor alternativa é negociar”.
Pagnussat explicou ainda que a renegociação também é um caminho interessante para o consumidor que está endividado.
Segundo o levantamento, 26% dos inadimplentes enfrentam dificuldades para economizar em despesas básicas.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.