50 anos após chegada do homem à Lua, astronautas embarcam em foguete russo
Cinquenta anos depois, a chegada do homem à Lua foi comemorada em grande estilo. O mundo recordou os primeiros passos dos astronautas a bordo da missão Apollo 11 no solo do satélite natural da Terra.
No sábado (20), milhares de americanos participaram de uma festa, na cidade de Houston, sede da Nasa. Fogos de artificio iluminaram o céu enquanto um telão exibia o momento histórico da chegada à Lua.
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, visitou o Centro Espacial Keneddy, de onde o foguete Saturno 5 foi lançado, em 1969. Ele anunciou que a cápsula que vai levar o homem de volta à Lua já está pronta.
Em março, o presidente americano Donald Trump afirmou que a Nasa pretende realizar a missão em 2024 e deve ter uma mulher na equipe.
Trump também recebeu na Casa Branca os dois astronautas da Apollo 11, que ainda estão vivos: Buzz Aldrin, o segundo a pisar no satélite e Michael Collins, que ficou em órbita no módulo de comando.
Neil Armstrong, que foi o primeiro homem a explorar a superfície, morreu em 2012. Dois filhos dele o representaram no encontro.
Também como parte das comemorações da chegada do homem à Lua, três astronautas embarcaram em um foguete russo, que partiu de Baikonur, no Casaquistão, a caminho da estação espacial internacional, que está em órbita da Terra há 20 anos.
*Com informações do repórter Vinícius Moura
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.