Pesquisa indica que 65% das escolas rurais não têm acesso à internet
Cerca de 65% das escolas rurais não têm acesso à internet. Os dados constam na pesquisa TIC Educação, que tem como base o ano de 2018.
Segundo coordenadora da pesquisa, Daniela Costa, o desafio das escolas rurais é ainda maior que o das urbanas.
“No caso das escolas rurais nós temos uma situação um pouco mais complexa porque muitas delas não tem computadores e acesso à internet. Elas ainda precisam ser incluídas digitalmente.”
A pesquisa TIC Educação 2018 perguntou a essas escolas rurais por que elas não têm acesso à internet e 43% delas disseram que o principal motivo é a falta de infraestrutura. Já 24% responderam que é o alto custo de conexão.
Outros 12% apontaram que o fornecimento de energia elétrica na escola é intermitente, enquanto 10% responderam que o motivo é a falta de energia elétrica.
De acordo com o gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, as consequências da falta de contato com a internet vão além do aprendizado das matérias convencionais.
“Os alunos acabam não tendo acesso a recursos importantes, que podem ajudar no aprendizado deles, e também ficam afastados do que chamamos de ‘cidadania digital’, que é identificar uma notícia falsa, situações de bullying, assédio.”
A pesquisa foi realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil entre agosto e dezembro do ano passado. Foram ouvidos 1433 diretores ou responsáveis por escolas rurais.
*Com informações da repórter Nicole Fusco
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.