78% dos venezuelanos apoiam destituição de Maduro, aponta levantamento
Um levantamento feito pelo Instituto Ideia Big Data apontou que 78% dos venezuelanos apoiam a destituição de Nicolás Maduro. A pesquisa ouviu 803 pessoas, entre a última sexta-feira e o domingo.
Por causa da dificuldade de acesso a dados no país, os questionários foram feitos por telefone, com moradores de cinco grandes cidades, incluindo a capital Caracas. 76% dos entrevistados dizem que não apoiam o atual governo e 78% defendem a destituição de Nicolás Maduro.
Apesar disso, só 39% reconhecem Juan Guaidó como presidente interino; 34% não sabem ou não responderam e outros 27% dizem não reconhecer.
Para o CEO do Ideia Big Data, Maurício Moura, o motivo é que o líder da oposição ainda é um desconhecido para os venezuelanos. Ele reiterou ainda que, apesar da alta rejeição ao governo, oito em cada 10 venezuelanos não concordam com uma possível intervenção americana.
O professor de Relações Internacionais da FMU, Manuel Furriela, explicou que a população tem medo da violência, mas isso não significa apoio a Maduro. Ele acrescentou ainda que a população espera uma solução interna e pacífica para a crise provocada por Nicolás Maduro.
Segundo o levantamento do Ideia Big Data, 68% dos venezuelanos acreditam que a situação no país pode piorar.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.