79% dos empresários enxergam indústria brasileira menos competitiva frente a outros países

Para 15% dos entrevistados, a competição se dá de forma igualitária

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2019 05h43 - Atualizado em 29/04/2019 10h54
Agência Brasil industrias Apenas 2% acreditam que a indústria nacional seja mais competitiva que as competidoras do exterior

Setor produtivo brasileiro sofre com a concorrência estrangeira devido a falta de igualdade de condições. Uma pesquisa sobre a atividade da micro e pequena indústria revela que 79% dos empresários enxergam a indústria brasileira menos competitiva frente a concorrentes dos países industrializados do mundo.

Para 15% dos entrevistados, a competição se dá de forma igualitária, e apenas 2% acreditam que a indústria nacional seja mais competitiva que as competidoras do exterior.

O presidente do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo), Joseph Couri, elencou os fatores que emperram o desenvolvimento: “85% deles dizem que é a carga tributária, 83% falam do financiamento e custo do dinheiro, burocracia, avalanche de problemas demonstrando a falta de condição competitiva”.

A queixa é quase unânime do empresariado, sobre a desigualdade. O sócio-gerente de uma fábrica de parafusos, Humberto Dantas, reclamou principalmente da falta de crédito: “não apoio de ninguém, não temos acesso a linhas de crédito baratas. O pequeno empresário não tem esse tipo de acesso”.

Os industriais reivindicam apoio governamental para minimizar os custos de produção. A mão de obra qualificada é outra preocupação do empresariado. Esses fatores podem atravancar uma robusta inovação tecnológica e consequentemente a competitividade.

*Informações do repórter Daniel Lian

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.