82% das crianças e jovens estão no Whastapp, Facebook e Instagram

  • Por Jovem Pan
  • 23/09/2019 09h20 - Atualizado em 23/09/2019 11h11
EFE/Ritchie B. TongoO índice tem caído desde 2015, quando a pesquisa apontou um volume de 87% de crianças e adolescentes nesses sites

Crianças e adolescentes continuam ocupando significativamente as redes sociais. De acordo com a pesquisa TIC Kids Brasil 2018, realizada pelo NIC.br e pelo CGI.br, 82% dos menores com idades entre 9 e 17 anos têm perfis em plataformas como Whatsapp, Facebook e Instagram.

O índice tem caído desde 2015, quando a pesquisa apontou um volume de 87% de crianças e jovens nesses sites. A rede social mais popular passou a ser o Whatsapp, que superou o Facebook no ano passado. Já o Instagram cresceu 9 pontos percentuais desde 2017.

A coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil, Luísa Adib, destaca possíveis riscos que surgem com a exposição nessas plataformas.“Eles estão associados a contato com pessoa estranhas – que não necessariamente ocorre um dano, pode ampliar a sociabilidade, mas precisa ser analisado; a exposição a conteúdos sensíveis; e a própria conduta em fase de formação que pode ser ofensiva para seus próprios pares.”

Luísa Adib afirma que medidas participativas dos pais são mais eficientes que as restritivas.

Para o cuidador de projetos de pesquisa do Cetic.Br, Fabio Senne, as plataformas também precisam agir. “As restrições que as próprias plataformas têm por idade não têm restringido esse público de acessá-las. As principais redes têm limite de 13 anos e vemos crianças abaixo disso declarando uso da rede.”

Fabio Senne ressalta o crescimento do consumo dos produtos multimídia, como vídeos e músicas, por parte desse público.

Segundo a pesquisa, crianças e adolescentes de 9 e 17 anos costumam divulgar fotos, sobrenome e idades falsas nas redes sociais. Esses dados podem levar a problemas de segurança como número de telefone, endereço ou nome da escola – que são revelados por quase 25% dos menores.

*Com informações do repórter Matheus Meirelles