A seis dias do Enem, 1,2 milhão de inscritos ainda não sabem local de prova
O governo se prepara, nesta semana, para aplicar mais uma prova do Enem (Exame nacional do Ensino Médio), que começará no domingo (3), primeiro dia de provas. Neste ano, pouco mais de 5 cinco milhões de estudantes estão inscritos para fazer a prova. Desse total, no entanto, cerca de 1,2 milhão de candidatos não consultaram os locais da prova.
Todo o material já está pronto e as prova serão distribuídas no final da semana. O esquema de segurança, mais uma vez, deverá ser grandioso: a operação é feita em conjunto pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), policiais militares e civis.
O assessor responsável pela coordenação geral e planejamento do exame, o coronel Adonival Coelho Souza Júnior, garante que já está tudo pronto para receber os alunos. “Esses protocolos possibilitam esse aprendizado das operações, do que deu certo e nós vamos reaproveitando todo esse ensinamento das operações anteriores. Então, para esse Enem, todos os riscos identificados já foram mitigados na fase de planejamento e agora é só colocar em prática a execução dessa operação”, disse.
A Advocacia Geral da União (AGU), pela primeira vez, montou uma força-tarefa para evitar uma possível guerra de liminares, por exemplo. 130 procuradores federais atuam, desde sexta-feira (25), em regime de plantão, para evitar decisões judiciais contra a prova, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro em mais de 10 mil locais de provas.
O Enem de 2016 foi o com o maior número de inscritos, 8,6 milhões de candidatos. Agora, em 2019, esse número caiu ao patamar de 2010.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.