Acordo entre Mercosul e UE pode dificultar livre-comércio de Brasil com EUA, diz secretário de Trump
O secretário de Comércio norte-americano disse que o Brasil precisa tomar cuidado para que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul não prejudique o pacto de livre comércio com os Estados Unidos. Nesta terça-feira (30), Wilbur Ross participou de um encontro com empresários na sede da Câmara Americana de Comércio em São Paulo.
A entidade apresentou um documento com 10 propostas para aprofundar a parceria econômica entre os Estados Unidos e o Brasil e sugeriu medidas como a conclusão de um acordo de livre comércio, a assinatura de um pacto de investimentos e a continuidade do apoio dos Estados Unidos ao ingresso do Brasil na OCDE.
Wilbur Ross afirmou que há o interesse do presidente Donald Trump de estabelecer o livre comércio com o Brasil, no entanto, pediu cuidado para que o país não caia em armadilhas que possam dificultar o acordo no futuro
O presidente do Conselho de Administração da Amcham Brasil, Luiz Pretti, amenizou a declaração do secretário norte-americano e afirmou que foi apenas uma recomendação:
“Foi um alerta para que o nosso acordo entre Mercosul-UE não venha impedir um futuro acordo, que é o nosso sonho como Câmara Americana. Foi uma boa dica, um bom conselho.”
Trump manifesta interesse
Nesta terça-feira (30), na Casa Branca, Trump afirmou que vai trabalhar por um acordo de livre comércio. O presidente dos Estados Unidos disse que o Brasil é um grande parceiro comercial e que, apesar de cobrar muitas tarifas, ama a relação entre os dois países.
O secretário de comércio norte americano ressaltou que o presidente Donald Trump está comprometido em reduzir as barreiras entre Estados Unidos e Brasil. No entanto, ele não especificou uma data para que a medida entre em vigor.
Wilbur Ross destacou que uma possível aprovação da reforma da Previdência no Brasil é uma mensagem do presidente Jair Bolsonaro ao mundo de que ele quer tornar a economia brasileira mais eficiente
Nesta quarta-feira (31), Wilbur Ross irá a Brasília se encontrar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente Jair Bolsonaro.
*Com informações da repórter Natacha Mazzaro
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.