Agosto começa com três grandes perdas no mundo artístico

  • Por Jovem Pan
  • 02/08/2018 06h38
Evelson de Freitas/Estadão Conteúdo Retrato da pintora Eleonore Koch de 1975, que foi aluna de Alfredo Volpi

Esta quarta-feira (01) foi um dia de luto no mundo das artes visuais. Os artistas plásticos Mário Cravo, Antonio Dias e Eleonore Koch faleceram no Brasil.

Mário Cravo tinha 95 anos e sofreu falência múltipla de órgãos no Hospital Teresa de Lisieux, na capital baiana, onde estava internado desde o dia 17 de julho.

O artista estudou no Rio de Janeiro e nos Estados Unidos antes de fazer parte da primeira geração de modernistas da Bahia. Cravo foi responsável por diversas esculturas renomadas, como a “A Cruz Caída” na Praça da Sé, localizada no centro de São Paulo.

Antonio Dias faleceu aos 74 anos, no Rio de Janeiro, após lutar contra tumores no pulmão e no cérebro.

O artista aprendeu técnicas do desenho com o avô e chegou a morar nas principais capitais do mundo. As obras de Antonio Dias passaram por países como França, Holanda, Alemanha, Itália, Bélgica, Argentina, Suíça, Áustria e Taiwan.

E aos 92 anos, faleceu Eleonore Koch. A artista morreu após uma parada cardiorrespiratória na Santa Casa de São Paulo, onde estava internada desde a semana passada.

Koch foi discípula de Alfredo Volpi e carrega algumas referências do artista em suas pinturas. A alemã radicada no Brasil estava afastada do circuito artístico, mas fez um retorno em 2018 com a exposição “Mínimo Múltiplo Comum”, em exibição na Pinacoteca de São Paulo até o dia 17 de setembro.

*Informações da repórter Nanny Cox

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.