Alckmin entende que dava para cortar despesas do Governo antes de anunciar aumento no imposto

  • Por Jovem Pan
  • 21/07/2017 07h25 - Atualizado em 21/07/2017 11h07

Governador de São Paulo

Gilberto Marques/A2img Questionado sobre a elevação nos impostos, Geraldo Alckmin respondeu que essa medida tinha que ser antecipada por cortes nas despesas do Governo

O governador de São Paulo criticou alta dos impostos dos combustíveis e diz que o Governo federal deveria elevar as alíquotas só como última alternativa.

Geraldo Alckmin deu a declaração nesta quinta-feira (20) depois de participar de evento público na Zona Leste da capital paulista.

Os Ministérios da Fazenda e Planejamento dizem que o aumento “é absolutamente necessário tendo em vista a preservação do ajuste fiscal e a manutenção da trajetória de recuperação da economia.”

Questionado sobre a elevação nos impostos, Geraldo Alckmin respondeu que essa medida tinha que ser antecipada por cortes nas despesas do Governo. “Essa não é a única solução. Essa é a última solução. Às vezes não há como resolver, não tenho dados detalhados da questão federal. Mas acho que tem muita coisa para ser feita em termos de eficiência do gasto público, para depois, se for o caso, aumentar imposto. Entendo que sim [que dava para cortar antes de anunciar aumento], mas cabe ao Governo avaliar”, disse.

Geraldo Alckmin, por sua vez, tem feito restrições ao orçamento para não ultrapassar o chamado limite prudencial da lei de responsabilidade fiscal.

O governo estadual não tem conseguido, por exemplo, dar aumentos aos policiais militares há três anos.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.