Análise da Proteste encontra pelo de rato em granola e inseto em orégano

  • Por Jovem Pan
  • 29/08/2017 10h30 - Atualizado em 29/08/2017 12h10
Reprodução Duas marcas foram reprovadas no teste por apresentarem presença desses resíduos acima do tolerado

Pelo de rato na granola e inseto no meio do orégano. Estes foram alguns dos resultados encontrados em uma análise realizada pela Associação Proteste de defesa do consumidor.

O levantamento verificou quatro marcas de granola, três de orégano e quatro de ketchup. O objetivo era saber se esses produtos tinham corpos estranhos dentro da composição. E, por corpos estranhos, se entende pedaço de inseto, ácaros inteiros ou pelo de rato.

Duas marcas foram reprovadas no teste por apresentarem presença desses resíduos acima do tolerado.

A marca de granola Jasmine tinha pelo de roedor em 50 gramas de amostra. Já o orégano Hikari tinha 28 fragmentos de inseto em dez gramas de amostra verificada.

A vice-presidente da associação Proteste, Maria Inês Dolci, afirmou que falta controle de qualidade por parte dos fabricantes e atenção dos órgãos fiscalizadores: “isso mostra que há falhas na produção deste tipo de produto, tem que ter controle de qualidade melhor e tem que ter fiscalização para que não se possa repetir o problema encontrado”.

As outras marcas de orégano analisadas também tinham fragmentos de insetos na amostra, só que dentro da quantidade tolerada por regulamentação. As demais marcas de ketchup e granola não apresentaram matérias estranhas no levantamento.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.