ANS defende novas regras nos planos de saúde

  • Por Jovem Pan
  • 30/06/2018 09h07 - Atualizado em 30/06/2018 09h08
Pixabay Estetoscópio e caneta em cima de folha de papel "A ANS se rendeu aos argumentos dos empresários e está tentando estabelecer algum tipo de limite", diz Antonio Sestelo

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), afirmou nesta sexta-feira (29) que as novas regras anunciadas para os planos de saúde são boas para o consumidor.

A ANS também divulgou informações complementares sobre as as medidas que a entidade defende serem necessárias. O posicionamento veio após críticas à regulamentação da aplicação de coparticipação e franquia em planos de saúde, anunciada nesta quinta-feira.

Existem três tipos de planos, o regular, no qual o consumidor paga uma mensalidade fixa, sem taxas extras, neste, nada muda. Já os planos com coparticipação, o consumidor poderá pagar até 40% do valor de um procedimento.

Na modalidade com franquia, além da mensalidade será necessário pagar um valor a mais para se fazer exames ou consultar que não constam no contrato.

Para o Dr. José Antônio Sestelo, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva esta resolução tenta impor limites para as empresas. “A ANS está tentando regular a prática comercial das empresas, que têm insistido em apresentar produtos com essas características e, ao que tudo indica, a ANS se rendeu aos argumentos dos empresários e está tentando estabelecer algum tipo de limite para essas práticas”, disse.

Segundo a ANS as novas regras garantem maior previsibilidade e clareza. Até então, as regras existentes não deixavam claras sobre os critérios para cada modalidade.

Com informações do repórter Afonso Marangoni.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.