Anúncio de medidas do Plano Nacional de Segurança Pública gera expectativas em 5 cidades

Em comum entre as cidades estão os altos índices de homicídios, superiores à média do país

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2019 09h04 - Atualizado em 20/05/2019 10h17
Agência BrasilAgentes federais e rodoviários devem ajudar nos trabalhos de policiais civis e militares

O anúncio das primeiras medidas do plano Nacional de Segurança Pública do Governo Federal gerou bastante expectativa entre os municípios escolhidos.

Cariacica, no Espírito Santo; Ananindeua, no Pará; São José dos Pinhais, no Paraná; Paulista, em Pernambuco, e Goiânia, capital de Goiás, foram as cidades definidas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Em comum entre as cidades estão os altos índices de homicídios, superiores à média do país. O objetivo do ex-juiz federal é associar ações ostensivas com medidas sociais. Agentes federais e rodoviários devem ajudar nos trabalhos de policiais civis e militares.

O secretário municipal de Segurança de São José dos Pinhais, Fabiano da Rosa, explicou o início das operações. Fabiano da Rosa esteve em Brasília para discutir o início das operações do Plano Nacional de Segurança Pública do Governo Federal.

Para o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, conhecido como Juninho, a expectativa é de manter bons resultados após o teste. Ele acredita que a presença da Força Nacional na cidade vai contribuir para o combate à criminalidade, que cresceu nos últimos meses.

De acordo com o ministro Moro, as medidas serão implementadas em caráter experimental e podem ser levadas para outras cidades em caso de sucesso. O Governo, porém, não fixou metas de redução de assassinatos.

*Informações do repórter Matheus Meirelles