Anvisa analisa como mudar padrão de rótulos de embalagens alimentícias
Quem já tentou ler o rótulo de um pacote de biscoitos, de salsichas, de qualquer alimento, sabe que não é fácil entender o que está escrito. É difícil saber os ingredientes e, o que é mais importante, se a comida faz bem ou mal, se tem muito sal ou muito açúcar.
Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária está analisando como pode mudar as embalagens para tornar as informações mais claras.
A Anvisa está recebendo, desde 2014, ideias de entidades da sociedade civil e da indústria alimentícia sobre como alterar os rótulos.
Nos próximos meses, o órgão deve liberar uma proposta consolidada para consulta pública e depois bater o martelo sobre o que vai ser modificado.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor é uma das organizações que está dando opiniões sobre como deve ser o novo tipo de embalagem.
A pesquisadora em alimentos da entidade, Ana Paula Bortoletto, defendeu sinalizações mais claras e informações mais fáceis de serem lidas.
As propostas apresentadas até agora colocam a possibilidade de destacar os ingredientes em excesso com cores ou formas geométricas nos rótulos.
O modelo atual de embalagens para alimentos é de 2003.
*Informações do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.