Apenas 25% dos motoristas multados em SP são da capital, aponta Secretaria de Transportes
Levantamento realizado pela Secretaria de Mobilidade e Transportes aponta que apenas 25% dos veículos multados em São Paulo são, de fato, de veículos registrados na capital.
De acordo com a pesquisa, 75% da frota da cidade, que corresponde a mais de 6,3 milhões de veículos, não recebeu nenhuma multa entre janeiro e outubro deste ano.
Apenas 5,56% da frota da cidade recebeu 60,3% do total de aproximadamente 6,5 milhões de multas aplicadas em veículos de São Paulo em 2017.
Esse dado, segundo Sergio Avelleda, secretário de Mobilidade e Transportes, mostra que um grupo muito pequeno ainda mantém um comportamento constante de desrespeitar as leis de trânsito: “grupo de 5% de condutores que são responsáveis por 60% das multas. A imensa maioria dos cidadãos paulistanos que dirigem em SP cumprem a legislação”.
O levantamento também aponta que houve queda no número de multas na cidade, neste ano.
O secretário Avelleda garantiu que, para isso, não houve queda na fiscalização: “reduzimos 12% sem diminuir a fiscalização. Temos feito um trabalho de pesquisas dos radares que mais multam e temos melhorado a sinalização, de forma que diminui as infrações”.
Segundo o Painel Mobilidade Segura da Secretaria, foram 8.003.763 autuações nos primeiros sete meses deste ano, contra 9.129.626 no mesmo período do ano passado.
*Informações do repórter Fernando Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.