Aplicativos revolucionam mobilidade no Brasil com mudança significativa de hábitos, diz pesquisa

  • Por Jovem Pan
  • 31/05/2019 08h59
Pixabay/Pexels Novas opção de modalidade ganham espaço em grandes cidades

Uma nova pesquisa sobre o comportamento dos brasileiros em relação a mobilidade urbana revela que 30% da população abriria mão do carro por outro meio de transporte. Nos últimos 12 meses, o uso do automóvel já diminuiu efetivamente em 22%. A pesquisa foi feita pela Ipsos e encomendada pela empresa de carros por aplicativo 99.

A principal causa apontada pelos usuários para o abandono do carro é o encarecimento do preço do combustível. De forma geral, o brasileiro afirma gastar em média R$ 211 com transporte público ou privado. Mas para um proprietário de carro popular, por exemplo, esse custo pode subir para quase R$ 1.500 por mês.

Segundo o estudo da Ipsos, 76% da população não se planeja financeiramente para arcar com os custos de transporte e tem pouca noção dos impactos desse gasto no orçamento.

O uso do carro é comum para 43% da população. Para a maior parte dos brasileiros, no entanto, a caminhada ainda é a opção mais utilizada. 70% da população anda a pé. Em seguida, 46% dos brasileiros utilizam o ônibus como principal transporte. As bicicletas e patinetes já são uma escolha para 16% da população.

Entre as mudanças de comportamento com a relação da mobilidade urbana do país está a consolidação dos carros por aplicativo como escolha de transporte. 18% dos brasileiros já utilizam essa opção nas cidades onde moram.

Para a diretora de comunicação da 99, Pamela Vaiano, integrar diferentes modais pode ser a chave para uma mobilidade urbana mais saudável.

“O fator comportamental e educacional , entender o quanto se gasta, além de entender essas novas modalidades de transporte e como se integram, é o que vão fazer o plano de mobilidade sair do papel”, avalia Pamela Vaiano, diretora de comunicação da 99.

Ainda segundo a pesquisa, o tempo gasto no transporte custa aos brasileiros uma perda de mais de 267 bilhões de reais ao ano para o PIB. Em média, o brasileiro demora 2 horas e 7 minutos por dia se locomovendo, o que equivale a uma perda de 32 dias por ano.

*Com informações da repórter Victoria Abel

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.