Após críticas, Trump rebate Macron e ironiza baixa popularidade de presidente francês

  • Por Jovem Pan
  • 14/11/2018 07h01
EFETrump criticou Macron por sugerir a criação de um Exército europeu e por colocar os Estados Unidos junto com China e Rússia como uma ameaça

Desde o último final de semana, o mundo esperava por uma resposta de Donald Trump a Emmanuel Macron depois das críticas indiretas que ele recebeu durante as celebrações do fim da Primeira Guerra Mundial.

Através de seu polêmico Twitter, o presidente dos EUA escreveu que a França teria sido derrotada na Segunda Guerra Mundial se não fossem os americanos.

Trump criticou Macron por sugerir a criação de um Exército europeu e por colocar os Estados Unidos junto com China e Rússia como uma ameaça para a segurança da Europa.

O presidente norte-americano ainda ironizou a baixa popularidade do presidente francês, em torno de 26%, segundo as últimas pesquisas. A presidência francesa preferiu não comentar os ataques.

No último final de semana, em Paris, Emmanuel Macron disse que é totalmente contra a ascensão do nacionalismo no mundo, num discurso direcionado ao republicano. Além disso, para ele, a carga da Otan deveria estar mais bem distribuída, no sentido de que a Europa deveria se apoiar menos nos Estados Unidos para os gastos de sua defesa.

*Informações do repórter Victor Moraes