Após limitação de foro, STF encaminha mais de 50 ações para outros tribunais

  • Por Jovem Pan
  • 11/05/2018 07h26
Nelson Jr./SCO/STF Ministros do STF consideraram inconstitucional o veto previsto na legislação para a oferta na TV por assinatura de canais que contenham publicidade contratada por agência estrangeira no exterior Restrição do foro vai permitir ao STF julgar apenas casos Constitucionais

Já passa de 50 a quantidade de processos e inquéritos que saíram do Supremo para as primeiras instâncias. Os relatores estão avaliando caso a caso em cumprimento à decisão do Plenário de só deixar no Supremo, processos e inquéritos contra deputados por crimes praticados depois da posse, ou seja, durante o mandato, e que tenham relação com o desempenho da função.

O plenário decidiu também que os casos de improbidade administrativa não entram na exceção: serão julgados na primeira instância. Até agora o ministro Marco Aurélio foi o que mais mandou casos para a primeira instância: 21 processos.

Nesta nova configuração o STF vai ficar livre para julgar assuntos constitucionais. Os casos em que houver dúvidas serão resolvidos pelo Plenário, após ouvir o Ministério Público.

*Com informações de José Maria Trindade

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.