Após pausa por eleições, Congresso deve retomar votações nesta semana
Após mais de um mês esvaziado, o Congresso deve retomar as atividades nesta semana. Durante o primeiro turno, como a grande maioria dos parlamentares estava em campanha, eles se reuniam apenas em datas combinadas, no chamado esforço concentrado, para votar apenas projetos consensuais.
A grande dúvida é se vai haver quórum para deliberações ainda na ressaca dos resultados do primeiro turno, com estratégias e apoios começando a ser traçados para o segundo.
Mas caso haja, o principal item da pauta é um projeto que aumenta a presença de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. A proposta elevaria o índice máximo permitido de 20% para 49%, com possibilidade de chegar a 100% caso haja autorização da Anac, do Cade e do Ministério da Defesa.
O Governo argumentou que a mudança deixa o setor mais competitivo, desconcentra o mercado doméstico e aumenta a quantidade de cidades e rotas atendidas.
Os deputados também tentam concluir a votação do cadastro positivo de consumidores, que está parada desde maio.
No Senado, o primeiro item é uma medida provisória que altera termos da renegociação de dívidas dos produtores rurais, aumentando prazos e reduzindo multas. Também pode ser votado o projeto que autoriza a privatização de seis distribuidoras da Eletrobras.
Confira a cobertura completa das Eleições 2018
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.