Após vistorias, Prefeitura de SP descarta risco de novos desabamentos na cidade
A Prefeitura de São Paulo descartou o risco de novos desabamentos de prédios ocupados na capital. Após a queda do Edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandú, em maio, o governo municipal vistoriou 71 edificações, e 56 endereços ocupados por moradores.
O secretário de Habitação, Fernando Chucre, ressaltou que a análise envolve mais de 3,5 mil famílias: “a ideia da Prefeitura é onde for possível ter alguma ação, em conjunto com movimentos de moradia para reduzir o risco. A ideia da Habitação é evitar ao máximo as reintegrações de posse”.
Questionado se na análise ficou evidente o comércio de moradias improvisadas, Chucre falou em exceção: “isso é minoria. O caso daquela ocupação que tinha movimento que comercializava espaços é caso à parte. A maioria dos edifícios são maioria que estão com ocupações organizadas por movimentos de moradia que atuam em São Paulo há muitos anos”.
Para ele, segundo a análise feita pela Prefeitura, “no geral, a situação é muito menos preocupante do que nós imaginávamos no início dessas vistorias”.
A Prefeitura divulgará nessa semana o resultado da vistoria em 71 prédios ocupados em São Paulo.
*Informações do repórter Marcelo Mattos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.