Arábia Saudita autoriza mulheres a dirigirem automóveis e motocicletas

  • Por Jovem Pan
  • 25/06/2018 06h26
EFEA medida, anunciada em setembro de 2017, faz parte de um amplo processo de modernização do país, encabeçado pelo príncipe Mohammad bin Salman

A partir deste domingo (24), as mulheres na Arábia Saudita puderam começar a dirigir automóveis e motocicletas. A nação saudita era o único país do mundo que não permitia que mulheres conduzissem veículos.

A medida, anunciada em setembro de 2017, faz parte de um amplo processo de modernização do país, encabeçado pelo príncipe Mohammad bin Salman.

Durante décadas, conservadores fizeram interpretações rígidas do islã para justificar a proibição de dirigir. Organizações internacionais de direitos humanos vinham criticando a restrição.

Haverá também um significativo impacto econômico da medida, de acordo com expectativas o país terá 3 milhões de motoristas até 2020.

A Arábia Saudita é um dos países mais restritos do mundo em relação os direitos femininos. As mulheres não podem viajar, estudar ou trabalhar sem autorização dos maridos ou de homens da família.

*Informações do repórter Afonso Marangoni