Associação Nacional de Hospitais Privados lança publicação com sugestões para melhoria da saúde

  • Por Jovem Pan
  • 15/01/2018 07h23
PixabayEste documento apresenta propostas para aprimorar a atenção à saúde e da atuação integrada entre os setores público e privado para garantir assistência com mais qualidade e eficiência

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) desenvolveu o “Livro Branco: Brasil Saúde”, publicação com propostas para a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro.

Este documento apresenta propostas para aprimorar a atenção à saúde e da atuação integrada entre os setores público e privado para garantir assistência com mais qualidade e eficiência.

Francisco Balestrin, presidente da Anahp e da International Hospital Federation, apontou que o tema saúde afeta todo cidadão, desde o nascimento até a morte.

Para Francisco, o assunto é pouco discutido no Brasil, pois o país é pouco acostumado a discutir saúde, enquanto fala-se muito de doença: “quando a gente busca proposta como essa buscamos mirar sociedades que buscam soluções completas, mas que de alguma forma trazem benefício social muito grande”.

Esta é uma atualização do estudo, pois a primeira versão foi lançada em 2015 e entregue a todos os candidatos a governos e prefeituras.

O presidente Francisco Balestrin espera que, em 2018, os concorrentes a cargos públicos possam usar as sugestões em prol da saúde brasileira: “é uma proposta cidadã que busca colocar parâmetros internacionais para que aqueles que mais para frente lograrem vitória possam ser condutores de políticas públicas com proposta em mãos”.

Entre as propostas estão fortalecer o SUS, estimulando a coordenação e a integração entre os setores público e privado; ampliar a participação do setor privado na formulação e implantação das Políticas Nacionais de Saúde; incentivar o investimento privado na área da saúde; entre outros tópicos.

*Informações do repórter Fernando Martins