Ativista ambiental chega a NY para cúpula da ONU e faz apelo a Trump
A ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos, chegou a Nova York nesta quarta-feira (28) a bordo de um veleiro que conta com painéis e turbinas que produzem energia, diminuindo o impacto no meio ambiente.
Greta está nos Estados Unidos para participar de uma conferência sobre o clima na Organização das Nações Unidas (ONU) e se recusou a viajar de avião por causa das emissões de carbono das aeronaves. A viagem, que começou no Reino Unido, durou duas semanas. A adolescente foi acompanhada pelo pai.
A menina ficou conhecida em 2018 quando criou o movimento Fridays For Future, em português Sextas-feiras para o Futuro, que incentivou jovens a fazerem greves e não irem às escolas nas sextas-feiras exigindo políticas que favoreçam o meio ambiente. A repercussão dessa ideia foi tão grande que, em 15 de maio de 2019, mais de 1,5 milhão de pessoas foi às ruas protestar contra as mudanças climáticas.
A jovem ativista conheceu o Papa e foi até indicada para o prêmio Nobel da Paz. Ao chegar em Nova York, ela disse que as pessoas sempre a perguntam sobre a postura do presidente norte-americano, Donald Trump, em relação aos assuntos ambientais.
A ativista disse que gostaria que Trump acreditasse nos cientistas, mas que não será ela, entre todas as pessoas, que o fará mudar de ideia. Greta, porém, espera poder levar sua mensagem para outras pessoas ao redor do mundo e mandou uma mensagem aos jovens brasileiros.
Ela disse que é preciso se conscientizar sobre o que está realmente acontecendo agora e quais podem ser as consequências do sistema atual.
*Com informações da repórter Mariana Janjácomo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.