Auditores pressionam por reforma tributária ainda em 2020
Auditores fiscais cobram do governo uma defesa mais enfática da a reforma tributária. A simplificação dos impostos é vista como indispensável para a recuperação do Brasil depois da pandemia.
O Congresso já vinha discutindo o tema antes da pandemia provocada pelo novo coronavírus, mas, até agora, o Planalto não enviou qualquer proposta aos parlamentares.
O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais, Kleber Cabral, classifica a reforma tributária como urgente. Cabral, acrescenta que a reforma jamais terá sucesso se o governo e estados não abrirem mão de privilégios.
Para o tributarista Roberto Quiroga, o momento não é de se arrecadar, mas de gastar no combate ao coronavírus. O tributarista Roberto Quiroga salienta que a péssima distribuição de renda no Brasil é um desafio para qualquer mudança nos impostos.
Convidada a participar do debate virtual, nesta sexta, a senadora Simone Tebet reconheceu que a aprovação da reforma é inviável agora. Tebet defende medidas tributárias emergenciais para o enfrentamento da atual crise.
Os Estados, por exemplo, que já estavam em crise antes da pandemia, devem ter mais dificuldades em honrar compromissos.
*Com informações do repórter Renan Porto
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.