Alto uso de apps de transporte influenciou aumento da passagem, diz ANTP

  • Por Jovem Pan
  • 27/09/2019 08h27
Bárbara Batista/Agência SenadoDe acordo com o estudo da ANTP, uma redução de 10% dos passageiros poderia gerar uma elevação de 30% na tarifa

O aumento do uso de aplicativos retirou passageiros que utilizavam transportes públicos com mais frequência –  e isso gerou impacto para o aumento na tarifa em São Paulo. A análise do superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos, Luiz Carlos Néspoli, explica.

“O estudo está apontando, na verdade, um alerta. Se deixar tudo como está, você vai ter uma pressão inflacionaria na tarifa muito alta. Se você migrar 20%, você vai para mais de 70% no aumento da tarifa. Isso é quase um absurdo e não vai acontecer nunca.”

Luiz Carlos Néspoli lembra que a Prefeitura irá realizar uma licitação do transporte e avalia possíveis impactos “do pontos de vista social, do meio ambiente e congestionamento” do modelo individual em relação ao público.

De acordo com o estudo da ANTP, que leva em consideração os pagantes do sistema – sem as gratuidades, uma redução de 10% dos passageiros poderia gerar uma elevação de 30% na tarifa. Atualmente, com um bilhete de R$ 4,30, passageiros se juntam e bancam aplicativos em busca de mais conforto e rapidez.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos