Ausência em debates influencia escolha do eleitor na hora do voto, aponta pesquisa
Importante meio de se conhecer os candidatos aos cargos eletivos nas eleições, os debates também colaboram para que o eleitor decida em quem votar com base em sua presença – ou ausência.
Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, 49,8% dos entrevistados dizem que diminui a vontade de votar no candidato que não participa de debates presidenciais. 46,2% disseram que a ausência de um candidato não altera sua vontade de votar em tal nome. Apenas 1,7% afirmaram que aumenta a vontade de votar no candidato que não participa de debates; 2,3% não sabem ou não souberam opinar.
Dados da pesquisa
O universo desta pesquisa abrange os eleitores brasileiros. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.240 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica.
O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 170 municípios brasileiros entre os dias 25 a 30 de julho de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização em 20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.
Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,0% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 973 entrevistas, 4,0 % para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 600 entrevistas, 5,5 % para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 338 entrevistas e 5,5 % para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 329 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.
A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas.
Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção.
Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção.
Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.
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