Bachelet chega à Venezuela para encontros com Maduro e Guaidó
A Alta Comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos, Michelle Bachelet, chegou nesta quarta-feira (19) à Venezuela para uma visita de três dias. Durante o período, ela deve se reunir separadamente com o líder Nicolás Maduro e o autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó. A diplomata também irá se encontrar com vítimas de abuso e violações dos direitos humanos.
A visita acontece a convite do governo de Maduro, em meio a uma grave crise política e econômica. O país sofre com a escassez de produtos básicos e com o colapso dos serviços públicos. De acordo com a ONU, desde 2015, cerca de quatro milhões de venezuelanos abandonaram o país em busca de condições melhores.
A visita de Bachelet não escapa da disputa entre Nicolás Maduro e Juan Guaidó. De acordo com o líder opositor, a chegada da diplomata é um reconhecimento da catástrofe na qual o país vive. “Tem a ver com a gravíssima emergência humanitária que vivemos, que pode se converter em catástrofe”, afirmou.
Michelle Bachelet deve realizar um comunicado à imprensa logo antes de sua partida, na sexta-feira (21).
*Com informações da repórter Larissa Coelho
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.