Bancadas do PT no Congresso emitem nota de apoio à candidatura de Lula

  • Por Jovem Pan
  • 18/05/2018 08h17
EFE Ex-presidente Lula está inelegível pela Lei da Ficha Limpa, mas ainda pode lançar candidatura ao Planalto

As bancadas do PT na Câmara e no Senado emitiram uma nota em apoio à pré-candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto. Assinado por todos os deputados e senadores petistas, o texto classifica como injusta e arbitrária a prisão de Lula e diz que ele representa uma oportunidade de o Brasil reencontrar o caminho da democracia, da inclusão social, soberania nacional, do diálogo, crescimento econômico e geração de empregos.

O documento afirma que num momento em que o País se encontra atolado em uma crise sem precedentes, o ex-presidente é o nome com amplo apoio popular capaz de criar as condições para garantir melhores dias ao Brasil.

Para os parlamentares petistas, as eleições de outubro só serão democráticas se todas as forças políticas puderem participar de forma livre e justa. No início do mês, o PT chegou a propor a candidatos de esquerda que defendam um indulto a Lula.

Na última quinta-feira (17), a presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann, disse que ele não quer o benefício. Entidades como a CUT, o MST e a União Nacional dos Estudantes também emitiram nota a favor da candidatura do petista. “Ele disse claramente que as pessoas precisam parar de falar em indulto. Segundo ele, indulto é para culpado, é perdão. Ele é inocente e está determinado a provar a inocência”, afirmou a senadora.

Preso em Curitiba, Lula está inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Mesmo assim, lideranças do partido mantém o discurso de lançar o ex-presidente ao Planalto.

*Com informações do repórter Levy Guimarães

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.