Banco Mundial anuncia investimento de US$ 200 bi para apoiar países em ‘ações climáticas ambiciosas’
O Banco Mundial anunciou nesta segunda-feira (03) um investimento de 200 bilhões de dólares para “apoiar países a tomar ações climáticas ambiciosas”.
O valor, que equivale a cerca de R$ 773 bilhões, foi revelado durante a Conferência do Clima da ONU, que ocorre na Polônia.
Segundo o Banco Mundial, metade do dinheiro deve ir para construir casas, escolas e infraestruturas melhores adaptadas, além de investir em agricultura inteligente, gestão sustentável de água e redes de segurança social.
O objetivo é que o dinheiro seja investido entre 2021 e 2025. Do total, 100 bilhões de dólares são recursos do próprio banco. A outra parte virá de financiamento combinado e de capital privado mobilizado pela entidade.
Também nesta segunda-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, português António Guterres, pediu que governos e investidores apostem “pela economia verde, não pelo cinza da economia carbonizada”.
Ele lembrou a necessidade de mobilizar recursos o mais rápido possível para diminuir o avanço da mudança climática. Segundo o português, não está sendo feito o suficiente para capitalizar as oportunidades sociais, econômicas e ambientais que representam a ação climática.
Para Guterres, 75% dos investimentos em infraestrutura para o planeta ter uma economia mais limpa em 2050 ainda precisam ser aplicados.
O secretário-geral da ONU ainda defendeu a mobilização “sem demora” dos 100 bilhões de dólares anuais que os países desenvolvidos se comprometeram a investir no Acordo de Paris de 2015.
*Informações do repórter Matheus Meirelles
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.